quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Cristãos estão sendo atacados na Índia: Perseguidos por causa do Nome de Jesus


Aumentam no Sri Lanka o ódio e a violência contra as minorias religiosas (cristãs), que representam 30% da população total: é a preocupante tendência assinalada por Igrejas e associações da sociedade civil no país. De modo especial, nos primeiros 10 meses de 2013, os casos de violência contra cristãos perpetrados por alas budistas violentas foram 65, afirma em nota enviada à Fides, a Aliança Nacional Cristã Evangélica do Sri Lanka. A tendência é confirmada por Navi Pillay, Alto Comissário da ONU para direitos humanos, que em sua recente viagem ao Sri Lanka, notou “o aumento da intolerância religiosa e ausência de ações rápidas contra os responsáveis”. Neste contexto, os cristãos são um alvo sempre mais claro e explícito da violência religiosa.

Com cerca de 70% da população budista, 12% hindu, 10% muçulmana e 7,5% cristã, Sri Lanka sempre se apresentou com um país multi-religioso e tolerante. O governo frequentemente evidencia o fato que em muitas cidades, mesquitas e templos convivem uns ao lado dos outros, sem problemas. Nos últimos anos, no entanto, observou-se um incremento de casos de agressões e violências por razões puramente religiosas. Segundo um relatório enviado à Fides pela “National Christian Evangelical Alliance of Sri Lanka” em 2012 houve 52 episódios de violência contra cristãos, com um aumento de 100 % em relação a 2011.



O número de casos continua a aumentar: no período de janeiro a outubro de 2013, contam-se já 65 episódios de violência anticristã registrados. No mês de outubro, de modo especial, verificaram-se sete incidentes como: fechamento forçado de igrejas; atos de vandalismo e incêndios dolosos contra casas de pastores cristãos; ameaças e agressões a lideranças cristãs.

Os ataques – explica o relatório – são quase sempre realizados por monges budistas cingaleses que querem “preservar a tradição cultural budista do Sri Lanka” e não hesita, em usar a violência para garantir a tradição. “Multidões de fiéis budistas que atacaram os cristãos e as outras minorias religiosas são quase sempre guiados por monges budistas que definem o cristianismo ‘estranho’ ao Sri Lanka”.

Uma das questões mais inquietadoras, diante deste aumento de intolerância religiosa, está a indiferença do governo do Sri Lanka, que não faz nada para proteger os cristãos. A maior parte dos ataques contra cristãos – afirma a Aliança – acontece impunemente.

A igreja evangélica Assembleia de Deus foi atacada por multidão liderada por monges budistas, na Índia.
Manifestantes destruíram móveis, equipamentos e queimaram bíblias


Uma filial da Igreja Assembleia de Deus em Hikkaduwa, cidade litorânea do Sri Lanka, foi invadida e depredada por uma multidão liderada por monges budistas no último dia 12 de janeiro. O culto dominical foi interrompido por ameaças violentas feitas pelos manifestantes. Outra denominação que também atacada foi a Igreja do Calvário Livre.

Os monges budistas reclamaram que as igrejas eram centro de oração ilegais e exigiam seu fechamento, de acordo com informações da ‘AG World Mission’. Equipamentos de som, instrumentos musicais, móveis, literatura cristã e Bíblias de ambas as igrejas foram destruídos durante os ataques.
“A polícia fez crentes desocupar o prédio pela da parte de trás e entrar em casas vizinhas, e nós somos gratos a Deus que nenhuma vida foi prejudicada”, afirmou um dos líderes da Assembleia de Deus (AD).

A Polícia já havia prometido proteção às igrejas, que atuam na cidade desde 1997, mas a presença policial foi insuficiente para conter a multidão de manifestantes. “Os advogados estão agora em reunião com a polícia. A partir de agora, a situação imediata tem sido controlada, mas a tensão ainda existe na área. Embora muitos dos detalhes sejam obscuros, sabemos que uma multidão atacou as igrejas enquanto eles estavam envolvidos na adoração religiosa, que é uma violação do código penal. A polícia foi incapaz de controlar a multidão”, declarou um dos representantes da AD à BBC News.
Menina cristã teve seu rosto queimado
O superintendente geral das Assembleias de Deus e presidente da Sociedade Mundial das Assembleias de Deus dos Estados Unidos, doutor George Wood, pediu aos outros membros da WAGF que intercedam pelos cristãos da região. “Exorto os crentes de todo o WAGF para ficar com os nossos irmãos e irmãs no Sri Lanka que estão sendo perseguidos por se reunirem para o culto, embora a Constituição do Sri Lanka claramente dê a eles esse direito. Oremos para que nos próximos dias eles sejam tratados com justiça”, afirmou.

De acordo com o ‘Christian Headlines’, a Polícia identificou 24 indivíduos que atacaram as duas igrejas. O grupo de manifestantes era formado por uma multidão, sendo que oito deles eram monges budistas. O porta-voz da Polícia admitiu que os quatro policiais que faziam a segurança do local ficaram “inertes” durante a manifestação violenta por conta da quantidade de pessoas que participaram dos ataques.

O representante político da oposição Karu Jayasuriya pediu uma investigação completa por parte do governo sobre o episódio “muito triste” de ataque aos cristãos. “O governo deve tomar medidas, ações corretivas, para garantir que isso não volte a acontecer”.

FONTES:

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Animais de hábitos noturnos: cuidado com a escuridão


Diversos animais possuem o hábito de se alimentar e viver durante a noite e, por isso, possuem alguns mecanismos que os permitem enxergar no escuro e se locomover.


O exemplo mais famoso de animais noturnos talvez sejam os morcegos.
Eles passam o dia todo abrigados em locais escuros como o fundo de cavernas e grutas e saem somente à noite para se alimentar. Mas o que fez com que em um mesmo lugar alguns animais prefiram a noite e outros o dia?

Nos lugares mais remotos do mundo, perigosos predadores observam e esperam por sua próxima e desprevenida presa. Armados com poderes noturnos especiais, que incluem excelente visão e ouvido hipersensível.

O tubarão, por exemplo, é uma criatura da noite. Ele é mais agressivo e ativo no escuro, mas sabemos pouco sobre seus hábitos noturnos. Mergulhadores vasculham os perigosos locais de caça noturna dos tubarões para aprender mais sobre estes predadores.

Outra adaptação dos animais noturnos está na visão. A maioria deles possui apenas os bastonetes, fotorreceptores (células da visão) bastante sensíveis a luz, mas que não os permite distinguir cores, o que não significa que eles enxerguem mal. A coruja-das-torres, por exemplo, possui uma visão capaz de distinguir um alvo a mais de 10 metros de distância e consegue enxergar com apenas 10% da luz de que o olho humano precisa.

Outros animais ainda mais terríveis habitam e agem na escuridão. Exemplos destas hábitos são as serpentes. A surucucu, a maior cobra venenosa da América do Sul, com hábitos noturnos chega a medir, quando adulta, 4,5 m. Encontrada na Floresta Amazônica e Mata Atlântica. Responsável por cerca de 3% dos acidentes. Outras denominações: pico-de-jaca, surucutinga, surucucu- de-fogo, surucucu pico-de-jaca.
A cascavel que possui chocalho na ponta da cauda e chega a medir 1,6 m de comprimento também "trabalha" de noite. Preferem os campos abertos e regiões secas e pedregosas. Responsáveis por 8% dos acidentes ofídicos que ocorrem no País. Outras denominações: boicininga, maracabóia e maracambóia.
Outras serpentes igualmente mortais e de hábitos predominantemente noturnos são as jararacas que são encontradas em todo o País e responsáveis por 88% dos acidentes registrados, as corais, que são encontradas em todo o País, e têm hábitos predominantemente noturnos e praticam o canibalismo. Durante o dia descansam. Responsáveis por apenas 1% dos acidentes registrados. A coral é considerada a mais perigosa do Brasil, seu veneno age no sistema nervoso e pode levar uma pessoa a morte em poucos minutos. 

O escorpião também habita na escuridão, nas sombras, sob pedras, troncos e pedregulhos. Os escorpiões são seres que só picam quando se sentem ameaçados. São animais de hábito noturno. Têm como habitat ambiente pouco desbravado e bastante recluso. Apesar do folclore que existe acerca desse animal, a sua letalidade depende da toxidez da picada, da quantidade de veneno injetado e do tamanho da pessoa atingida. Grande parte das vítimas desse tipo de acidente consegue sobreviver. O veneno dos escorpiões é neurotóxico (age no sistema nervoso central). 
A sua picada geralmente é dolorosa. Em casos mais graves pode ocorrer parada respiratória ou parada cardíaca, principalmente quando acomete crianças e pessoas idosas.

A jaguatirica é um predador noturno típico das Américas do Sul e Central. Com cerca do dobro do tamanho de um gato doméstico comum, a jaguatirica tem o pelo pintado, que serve como camuflagem nas florestas das Américas do Sul e Central. 
Jaguatiricas são caçadoras noturnas, e escalam árvores, nadam e correm para capturar suas presas. Seus dentes afiados são perfeitos para cortar o corpo de suas vítimas, e a língua áspera consegue raspar todos os pedacinhos de carne presos nos ossos.

A centopéia caseira, ao contrário dos insetos e aranhas,as centopéias não podem fechar os espiráculos de seu sistema respiratório para evitar a dessecação em condições de seca, então eles precisam de umidade, assim como o calor para serem ativas. É um predador noturno de pequenos artrópodes, incluindo baratas, traças, moscas, grilos, e aranhas. 

Os adultos são extremamente rápidos: eles podem correr até 16 polegadas (aproximadamente 70 cm) por segundo. Elas caçam baratas, aranhas, formigas e outros, e os matam com veneno que têm nas patas. Todas as centopéias subjugam suas presas com um veneno citotóxico (designação das substâncias que destroem as células vivas), injetado através de membros modificados (garras de veneno) que começam logo atrás da cabeça. Assim, o envenenamento tecnicamente ocorre por meio de picadas, em vez de mordidas. 
Nos seres humanos uma picada forte pode causar um vergão inchado doloroso, como a picada de uma vespa ou uma abelha, você pode imaginar o quão rapidamente o veneno é letal sobre os organismos em miniatura das presas deste inseto. Na verdade, as centopéias caseiras são agentes de controle de pragas útil para se ter em casa. (Os seres humanos raramente são envenenados por estas centopéias, e picadas é geralmente o resultado de uma má sorte ou um comportamento estúpido.)
As Scutigera coleoptrata aparentemente surgiram no sul da Europa, mas foram introduzidas acidentalmente na América tropical por volta do século 18. Com a ajuda dos transportes, as espécies progressivamente avançaram em direção ao norte. Sua presença foi notada na Pensilvânia, em meados do século 19, e em 1890 tinha chegado a Boston.

A moréia-de-areia é um predador noturno do Atlântico ocidental que forrageia ativamente o fundo, predando principalmente crustáceos (em especial camarões e siris) e peixes actinopterígios, os quais são localizados principalmente pelo olfato.
Estes seres permanecem inativos durante o dia, quase sempre escondidos em túneis individuais escavados por outros animais, que não moréias, em substrato areno-lodoso.

A Pantera nebulosa é carnívora de grande porte e extrema especialização na caça de animais vivos, actuam numa grande variedade de meios ecológicos, desde a selva húmida tropical até alta montanha.Embora a maior parte deles se adaptam com facilidade, os lugares de caça preferidos pelos jaguares, tigres, leopardos e pela rara Pantera Nebulosa são as selvas, terrenos de ervas daninhas e estipes arbustivas. É um animal magnífico, de corpo esbelto, patas curtas, arqueadas e fortes, cauda muito longa cobertura admiràvelmente desenhada numa espécie de retículo. 
Chega a pesar 23 kg e frequenta a selva, o matagal e até os lameiros desde o Nepal e Sekkim até ao Sul da China, Hainan e Formosa, Samatra, Bornéu e Malásia. Ou seja do Continente Asiático. A sua agilidade e destreza são proverbiais. As garras tremendamente longas, representam uma adaptação à vida arborícola, estando também os caninos superiores muito desenvolvidos. Em Bornéu, algumas tribos utilizam-nos, assim como às garras, para construir exóticos ornamentos. De acordo com as escassas observações na natureza, é um predador noturno e muito silencioso; durante o dia permanece adormecido, ou, pelo menos, deitado no mais denso da espessura, aproveitando um ramo ou ferquilha apropriados
Aranhas venenosas: habitos noturnos

Os guaxinins são um dos animais noturnos mais comuns encontrados rondando os bairros suburbanos americanos. Altamente adaptáveis e curiosos, eles representam um problema devido à sua falta de medo quando se trata de procurar comida, usando latas de lixo como uma despensa.

 Chegam a 72 cm de comprimento e pesam até 9 quilos. Eles são conhecidos por suas diferentes marcas faciais parecidas com uma máscara e cauda anelada. Ao contrário de muitos outros animais de hábitos noturnos, o sentido mais bem desenvolvido do guaxinim é o tato. Sua visão é desprivilegiada e tem menos importância do que o tato, olfato e audição.

Tímidos e solitários, os gambás usam suas habilidades noturnas para obter furtivamente comida e evitar predadores. 
Encontrados nos Estados Unidos, são eles que causam, na maioria das vezes, os ruídos noturnos; eles invadem sótãos para fazer ninho e derrubam latas de lixo para encontrar comida. Embora sua visão seja ruim, possuem o olfato e a audição altamente desenvolvidos. Os gambás têm um corpo pequeno e pesado, e são a única espécie de marsupial no hemisfério ocidental.

Embora sejam menos vistos do que os outros animais que rondam a noite, a raposa cinzenta (Urocyon cinereoargenteus) é um predador noturno comum nos Estados Unidos. Ela é uma das duas espécies de cão capazes de subir em árvores e estruturas. São pequenas e ágeis, 

retirando-se para o seu esconderijo durante o dia e saindo apenas à noite para caçar. Apesar de terem uma pupila vertical, como os olhos do gato, sua visão também é desprivilegiada. Desta forma, contam com o olfato e a audição para caçar. Embora sua interação com as pessoas seja rara, elas são conhecidas por apanhar pequenos animais de estimação que são deixados para fora durante a noite.

As fuinhas de cauda longa são predadoras noturnas solitárias encontradas em todas as partes do Estados Unidos, mais comumente em áreas rurais. São conhecidas por se alimentarem ocasionalmente de pequenos animais de fazenda e domésticos. 
Seus corpos são característicos do gênero ao qual pertencem, tendo uma estrutura longa, delgada, com pele marrom avermelhada e uma cauda preta na ponta. Além disso, são solitárias e territoriais, caçando principalmente através do olfato, utilizando-o para localizar e invadir as tocas com ninhos de animais.

Cuidados:

Use a luz: ao sair na escuridão, mantenha a lâmpada na testa com a luz mais baixa possível para que você possa se mover no escuro. Mantenha a tampa de lente por perto para quando ouvir ou avistar um animal. A tampa de lente permite que um pouco de luz escape, para que não cegue ou assuste o animal noturno.

Aponte a luz com a lente na direção do animal quando ouvi-lo se movimentar. Espere a luz encontrar os olhos do animal. Olhe para a cor reflexiva dos olhos e a forma. Olhe para a forma da pálpebra na pupila e a orientação da íris. Por exemplo, quando se deparar com felinos selvagens, procure por pálpebras superiores pesadas e uma pupila que seja perpendicular ao formato do olho. 
A maioria dos olhos de felinos selvagens brilham verde à noite.

Verifique a forma do olho para ver se é um formato maior e mais redondo do que oval. Essa é uma boa indicação de um veado. Com a luz refletindo nos olhos do veado, você verá um reflexo vermelho ou verde na pupila. Os ursos possuem grandes olhos redondos à noite e ficam mais perto do chão do que o de um veado. Os olhos do urso são quase sem pupila e brilham vermelho ou verde.

Veja se a pupila está em um padrão paralelo para o oval do olho e está brilhando vermelho. Esse é um claro indicador de um canino selvagem, como um coiote ou lobo. Os olhos de uma raposa são mais felinos, com uma pupila perpendicular e um brilho vermelho. A raposa é identificada em relação a outros caninos baseada na pupila e na forma oval contra um oval curvo mais redondo do canino.
Observe as árvores ou vigas para encontrar corujas. Os olhos de uma coruja brilham amarelo com pupilas bem abertas.
A Palavra de Deus nos alerta quanto às trevas:


Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
1 Tessalonicenses 5:5


Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
Gênesis 1:4

.Ordenas a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva.
Os leõezinhos bramam pela presa... Nasce o sol e logo se acolhem, e se deitam nos seus covis. Salmos 104:20-22

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105


E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
João 3:19-21


Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Salmos 139:11


Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
2 Coríntios 6:14


Assim que comeu o pão, Judas saiu. E era noite.
João 13:30






Um abraço. Venha para a luz de Deus.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Dados sombrios sobre ataque a cristãos



Em 2012, pelo menos 105 mil pessoas foram assassinadas no mundo por um único motivo: eram cristãs. O número foi anunciado pelo sociólogo Maximo Introvigne, coordenador do Observatório de Liberdade Religiosa, da Itália. E, como é sabido, isso não gerou indignação, protestos, nada. Segundo a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 75% dos ataques motivados por intolerância religiosa têm como alvos os… cristãos.




Sem mais palavras.

Plano das Seis Etapas Para a Mudança do Comportamento


Etapa 1. Qualquer prática sobremaneira ofensiva e incontestável que nem deveria ser discutida em público é defendida por um especialista RESPEITADO em um foro RESPEITÁVEL. Assim começou a ser discutido o aborto, homossexualidade, drogas, etc

Etapa 2. A princípio, o público fica chocado, depois indignado, por último começa a ficar acostumado;

Etapa 3. No entanto, o simples de tal coisa ter sido sido debatida publicamente torna-se o assunto do debate. "- Vamos falar de um assunto polêmico, né, gente!";

Etapa 4. No processo, a repetição prolongada do assunto chocante em discussão gradualmente vai anulando seu efeito, e o assunto se torna tão trivial como qualquer outro;

Etapa 5. As pessoas não ficam mais chocadas com o assunto;

Etapa 6. Não mais indignadas, as pessoas começam a debater posições para moderar o extremo, ou aceitam a premissa, procurando os modos de atingi-la.

No final, o que era para nem ser discutido, agora virou assunto prioritário e importante para selecionar os novos beneficiados (se é que podemos chamar os defensores de beneficiados... são mesmo é massa de manobra).


Abraços.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Uma palavra final sobre o aborto


Foi perguntado ao ex-satanista e ex-praticante de magia negra Doc Marquis, agora um cristão nascido de novo, como os satanistas encaram o aborto. Para os satanistas, o sacrifício humano é o maior sacrifício que podem ofertar a Satanás e, quanto mais jovem for a vítima, mais precioso e mais poderoso é o sacrifício.


Em 1986, o programa documentário 20-20 da TV mostrou um bloco sobre satanismo nos EUA nos dias atuais. Uma das cenas do bloco mostrou mulheres satanistas que estavam grávidas. Elas disseram que engravidaram com o propósito expresso de sacrificar seus bebês a Satanás.

Isso não surpreende, pois já é de conhecimento essa prática em pesquisas sobre o ocultismo. Perguntado então a Doc: "Se um sacrifício aumenta em poder e preciosidade quanto mais jovem for a vítima, como um satanista vê os bebês abortados? Ele me encarou seriamente e disse: "Os satanistas vêem os bebês abortados como o sacrifício humano mais poderoso que é possível oferecer."

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Como planejar o ano novo


Quando fazemos um planejamento precisamos já estar refletindo sobre isto há algum tempo. Planejamento é algo pensado, nunca improvisado. Por ser algo pensado, é algo que por si só já tem chances bem menores de fracasso. As probabilidades de erro e acerto já foram hipoteticamente refletidas em cada parte do planejamento.

Planeje com inteligência
2014 está aí. O que você planejou? Ou melhor, para cada campo de sua vida, o que planejou? Pois é, existem muitas áreas e preocupações diversas que devemos cuidar. E cada uma merece total atenção!

No campo familiar, passeie, planeje, viaje com sua família. Comemorem juntos, uma festa familiar, umas férias reunidos, finais de semana divertindo-se, saídas para diversos destinos. Não deixe filhos mais velhos em casa. Vão todos juntos ou todos fiquem em casa. Celebre a união familiar. Mas isto tudo aliado ao...

Seu mundo econômico. Ele deve ser pautado pela sua capacidade básica de sempre gastar menos do que ganha. É um planejamento simples que tem como base sua capacidade de economizar. Deus instituiu o dízimo para medir sua capacidade de gerir seu dinheiro. Outro exemplo são os roubadores de dinheiro que você nem vê. Um ou dois passeios com a família comprando sorvetes do McDonald's, pagando estacionamento, flanelinhas e água mineral na rua gastam bem mais (muito mais!) do que comprar um pote de sorvete da melhor marca no supermercado e congratular em casa com a família.
Ore mais

Sua vida espiritual, como está? Pois é, se você não não tem um plano para ela, alguém tem. Na vida espiritual, assim como em qualquer área de sua vida é muito perigoso relaxar. Orar antes de comer e de dormir é comum, mas já pensou em orar antes de executar uma tarefa qualquer? Tem espíritos imundos que estão sempre alertas para burlar, para sabotar seus planos. A oração e fé em Cristo quebra este intento. Planeje então sua vida, ore mais, leia mais a Bíblia, vá mais vezes á igreja, independente de qual seja sua denominação ou religião. Afaste-se de religiões que se envolvam com espíritos, com trabalhos de feitiço, encantos, magia, supertições, e toda sorte de coisa que Cristo condena. Afaste-se de pessoas agourentas, encrenqueiras e maldosas. Em 2014, planeje a luz para sua vida.

Na área acadêmica e profissional, seja uma pessoa dedicada. Respeite seus colegas. Esteja pronto para trabalhar sempre, seja o primeiro a se apresentar para uma tarefa, para aprender algo novo, para um curso diferente. Aprenda um novo idioma, estude, e saiba de uma coisa: a média salarial do indivíduo está diretamente relacionada ao tempo que ele estudou. Planeje atividades para os dias da semana, para as semanas do mês, para todos os meses do ano. E seja fiel ao seu planejamento.

Esteja pronto para o trabalho
No seu meio social, procure ser mais amigo, escute mais, seja mais compreensivo, mais justo e menos preconceituoso. Planeje aleitura de livros decomo se tornar uma pessoa melhor. Saia de casa, faça amizades, e aquela conversa de "nunca converse com estranhos" só vale para criancinhas pequenas e indefesas. Fale coisas positivas, fale de Cristo, fale de amor. Use os três filtros (se é verdade, bom para alguém e útil) quando for falar algo. Planeje, imponha regras e siga suas próprias regras. E não quebre seu próprio decoro, pois se não fores honesto contigo mesmo, comquem mais será?

Finalmente, sente-se e coloque no papel. Não me peça para explicar, mas algo acontece quando você escreve seus planos. Ele ocorrem com muito mais facilidade! Enquanto eles estão em sua cabeça (e isto é muito válido, pois é melhor ter planejamento na cabeça do que não ter nenhum) eles só são lidos por sua mente, e você pode esquecer. Quando você escreve, sua mão (tato), seus olhos (visão), se lê em voz alta (audição e a palavra, que tem poder), tudo está trabalhando e se organizando paraque aquele planejamento ocorra. E é muito mais fácil de acrescentar coisas, e nunca perdê-las no caminho.

Não se amarre em Copa do Mundo, planejamento alheio, vida dos outros. Saia da frente da TV, viva a SUA VIDA, nas eleições vote seguindo seus princípios éticos e morais. Evite os candidatos com propostas que pregam a divisão da nação em grupinhos rivais (negros x brancos, cristãos x gays, trabalhador x empresários, etc,.).



Desejo a você um maravilhoso ano em 2014. Jesus Cristo te abençoe.















domingo, 22 de dezembro de 2013

Personalidades que marcaram 2013


Todos nascem sob o mesmo sol, debaixo do mesmo céu. A chuva cai para todos, a aflição vem sobre a vida de todos. Jó disse que o homem é de poucos dias e de muitos problemas. Jesus nos fala que tudo que ocorre no mundo, ocorre para os bons a para os maus. Nenhum terremoto, nenhum tsunami, nenhum furacão escolhe vítimas pelo seu caráter. Isto é para os bons, assim como o é para os maus.

Pessoas baseadas em experiências escolhem seus destinos. Mas experiências iguais, geralmente levam pessoas diferentes a destinos diferentes. Mas por quê? Porque pessoas tem percepções diferentes sobre os eventos de suas vidas. Quem não ouviu da história dos irmãos, um assaltante, o outro engenheiro, que disseram que o motivo das escolhas de suas vidas era porque sua infância fora de pobreza. Um diz que "sou assaltante porquê era pobre..."; o outro, "escolhi ser engenheiro porquê era muito pobre...". Precisava mudar.

Um dos meus posts falei sobre personalidades. Pessoas que fizeram algo de diferente na vida. Este post foi em 2012, e as pessoas que citei, pessoas que vieram de baixo, da dificuldade, da pobreza, da injustiça social. Pessoas com sede de justiça. E, de repente, praticamente as mesmas pessoas que citei apareceram como personalidades marcantes em 2013. Não seria conicidência? Não. Não é. Existe uma certa tendência, uma regra que conduz as pessoas, e esta regra é o caráter. Todas que citei, são pessoas cujo caráter e personalidade são de naturezas irrepreensíveis.

Pobreza não significa falta de caráter. Jesus disse: "Bem-aventurados os que tem sede de justiça...", e esta sede de justiça só nasce nos injustiçados. O bem-aventurados deste caso são os que sofreram todo tipo de injustiça, principalmente os de ordem social. Pessoas que chegaram em um local de destaque e lutam agora com armas iguais aos deseus algozes do passado. E lutam pela justiça, esta que lhes faltou nos dias de aflição, nos dias de pobreza.


Dedico este post a estas pessoas, e digo a eles: Eles fizeram toda a diferença em 2013. Escolheram dentre outros rumos, o rumo da justiça. O sol brilhou ea chuva caiu para eles, assim como para os maus, e eles fizeram a diferença, não só "no ano" de 2013 ou em sua área específica, mas na vida de muitas pessoas.

O Deputado Pastor Marco Feliciano resistiu a pressão do governo inteiro, não mudou sua opinião, mostrou posicionamento e lutou bravamente contra tudo que tentava derrubar a moral e calar a igreja. Foi o símbolo de resistência cristã e da família brasileira, e saiu na Comissão de Direitos Humanos de cabeça erguida, dever cumprido, e votados os projetos favoráveis à população que relamente precisa, e que estavam a anos petrificados por lá.


O Senador Magno Malta foi quem abriu os olhos do povo brasileiro. Foi o homem que lutou outrora na CPI da Pedofilia, e em 2013 lutou para tirar da mente suja dos governantes a ideia de implantar uma ditadura baseada em ensinamentos sexuais para crianças apartir de suas mais tenras idades. Lutou contra a cartilha gay, contra o aborto (como nunca), e foi um leão na luta contra leis sujas como Lei da Palmada e PLC122.



O Ministro do Supremo, Joaquim Barbosa, foi quem mandou os mensaleiros irem lustrar grades na penitenciária do DF, a Papuda. Peitou o governo ditatorial do PT, enfrentou adversários "mais poderosos" e bateu o martelo para aqueles que já estavam enrolando o povo brasileiro havia 8 anos, daquele caso que querem que esqueçamos: o do mensalão.

A Psicóloga Cristã Marisa Lobo é uma figura emblemática na luta pelos direitos de pessoas que sofrem de crises de identidade, problemas de ordem psicológica, para que leas possam tero direito de se tratarem sobre seus dilemas. É duramente atacada pelo Conselho Federal de Psicologia, é perseguida, tem a vida anulada pelas constantes idas a fóruns para responder por processos por parte de pessoas que querem que ela se canse. A propaganda foi mal aplicada pelos seus adversários covardes, e agora ela cogita, com apoio do povo e de outros parlamentares, a candidatura para deputada federal.


Em nenhum momento da história do Brasil, o povo evangélico e a família foram tão bem defendidos e bem representados. Este homem de Deus, Pastor Silas Malafaia, é o símbolo de luta contra a ditadura e mordaçde um grupo específico que queria impor ao povo brasileiro, contra o aborto e lutas a favor de uma pátria mais limpa, justa e democrática.
Não concordo com suas ideias religiosas e doutrinárias, sendo ele trinitariano e eu unicista, todavia me orgulho de compartilhar com ele(e aprender com ele) das mesmas bases de vida.

Quero finalmente estender minhas honras e homenagens ao blogueiro Julio Severo, ao Deputado Federal Jair Bolsonaro, ao colunista e filósofo Olavo de Carvalho e a todos que lutaram contra as injustiças que tentaram entrar pela caladada noite, pela "porta dos fundos" do Brasil.



Que Jesus Cristo abençoe ricamente estas pessoas.


domingo, 15 de dezembro de 2013

"Nunca houve mensalão"

Olavo de Carvalho tem um livro intitulado "O Imbecil Coletivo".

É bem provável que o PT tentará mudar a história com o passar do tempo, através da propaganda massiva e da lavagem cerebral, que o mensalão é algo que nunca existiu, que foi mais uma lenda que deve ser esquecida pelas pessoas. 

O 5º Congresso do PT aprovou neste sábado (14) uma resolução que afirma que os réus do mensalão foram condenados sem provas e acusa a mídia e a oposição de tentarem criminalizar o partido e influir nas eleições. O documento causou racha por não atacar o STF (Supremo Tribunal Federal) e não defender a anulação do julgamento, como cobrava a ala mais radical da legenda.

Sob pressão do Planalto, que temia prejuízo à campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, a cúpula petista apresentou um texto mais moderado que o original e sem críticas ao STF. "Nós não podemos ter um partido dividido ao meio. Nossa obrigação é construir a maior unidade possível", afirmou o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), falando em nome da direção petista.

Depois de ouvir vaias de alguns delegados do partido, ele disse: "Temos plena convicção a inocência dos companheiros Dirceu e Genoino. Minha posição é clara: nunca houve mensalão, compra de votos e corrupção ativa ou passiva."



O texto aprovado com apoio da cúpula petista não cita os presos e diz que a sigla apoiará iniciativas de militantes e movimentos sociais pela "reparação das injustiças e ilegalidades contra os companheiros condenados".


É possível, com a massa que come do nosso bolso através do bolsa família, bolsa escola, bolsa turista, bolsa prostituta, bolsa gay, bolsa vagabundo, tudo realmente seja esquecido. Mas o imbecil coletivo não significa permanência perpétua de um partido no poder.







sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Casa dos malandros

(Financiados pelo governo com o dinheiro da população ativa)

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) baseados na Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e divulgados no dia 29 de novembro de 2013 mostram que o número de jovens de 15 a 29 anos que não estuda nem trabalha chegou a 9,6 milhões no país no ano passado, isto é, uma em cada cinco pessoas da respectiva faixa etária.

O número - que representa 19,6% da população de 15 a 29 anos - é maior do que a população do Estado de Pernambuco, que, de acordo com o Censo 2010, era de 8,7 milhões de pessoas. Na comparação com 2002, quando 20,2% dos jovens nessa faixa etária não estudavam e não trabalhavam, houve leve redução: 0,6 ponto percentual.

A Pnad é uma pesquisa feita anualmente pelo IBGE, exceto nos anos em que há Censo. No ano passado, a pesquisa foi realizada em 147 mil domicílios, e 363 mil pessoas foram entrevistadas. Há margem de erro, mas ela varia de acordo com o tamanho da amostra para cada dado pesquisado.






De acordo com a pesquisa "Síntese de Indicadores Sociais", a maioria dos que formam a geração "nem-nem" (nem estuda nem trabalha) é de mulheres: 70,3%. A incidência é maior no subgrupo formado pelas pessoas de 25 a 29 anos, onde as mulheres representavam 76,9%.

Já entre os jovens de 15 a 17 anos, a distribuição é mais equilibrada: 59,6% das pessoas que responderam que não estudavam nem trabalhavam eram mulheres. No subgrupo de 18 a 24 anos, por sua vez, as mulheres representavam 68%. Entre essas jovens, 58,4% já tinham pelo menos um filho, e 41% declararam que não eram mães.

Considerando apenas as mulheres que já haviam dado à luz pelo menos uma vez, o número de pessoas que não estudava nem trabalhava também era maior no subgrupo de 25 a 29 anos (74,1%).



As estatísticas mostram ainda que a maioria dos jovens "nem-nem" tinha ensino médio completo (38,6%), sendo a maior parte no subgrupo de 18 a 24 anos (43,2%). Apenas 5,6% desses jovens possuíam ensino superior (completo ou incompleto), e 32,4% representavam aqueles que não concluíram o ensino fundamental.


"Eu não gostaria de dizer que essas pessoas que não estão estudando ou trabalhando são ociosas ou um bando de inúteis. É uma situação momentânea que pode acontecer. De qualquer maneira, a gente tem que prestar atenção", disse Ana Lúcia. "Em princípio, de 15 a 17 e de 18 a 24 anos, se não dá para não estar estudante nem trabalhando é um motivo de preocupação."

Segundo o IBGE, enquanto 19,% dos jovens de 15 a 29 anos não trabalham nem estudam, 45,2% somente trabalham, 13,6% trabalham e estudam e 21,6% estudam apenas.

Um estudo do do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), com base nos dados da Pnad 2008, mostrou que, à época, 3,4 milhões de jovens brasileiros entre 18 e 24 não estudavam e tampouco trabalhavam.

Ou seja, considerando o levantamento feito pelo IBGE no ano passado, mais de seis milhões de jovens se juntaram ao grupo dos "nem-nem".

Em 2008, o contingente representava 14,6% do total de 23,2 milhões de jovens da época referência da pesquisa. O estudo foi publicado no começo de 2011 no boletim "Na Medida", disponível no site do Inep.

Mas quem sutenta estes malandros? E em quem votarão nas próximas eleições?





Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos


EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 65, DE 13 DE JULHO DE 2010


Altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal e modifica o seu art. 227, para cuidar dos interesses da juventude.


As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

Art. 1º O Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal passa a denominar-se "Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso".

Art. 2º O art. 227 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:



"Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

§ 1º O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente e do jovem, admitida a participação de entidades não governamentais, mediante políticas específicas e obedecendo aos seguintes preceitos:

...................................................................................................

II - criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação.

...................................................................................................

§ 3º ..........................................................................................

...................................................................................................

III - garantia de acesso do trabalhador adolescente e jovem à escola;

...................................................................................................

VII - programas de prevenção e atendimento especializado à criança, ao adolescente e ao jovem dependente de entorpecentes e drogas afins.

...................................................................................................

§ 8º A lei estabelecerá:

I - o estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens;

II - o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas." (NR)

Art. 3º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, em 13 de julho de 2010.

Mesa da Câmara dos Deputados Mesa do Senado Federal
Deputado MICHEL TEMER
Presidente

Senador JOSÉ SARNEY
Presidente
Deputado MARCO MAIA
1º Vice-Presidente Senador HERÁCLITO FORTES
1º Secretário
Deputado RAFAEL GUERRA
1º Secretário

Senador JOÃO VICENTE CLAUDINO
2º Secretário
Deputado NELSON MARQUEZELLI
4º Secretário

Senador MÃO SANTA
3º Secretário


Deputado MARCELO ORTIZ
1º Suplente

Senador CÉSAR BORGES
1º Suplente


Senador ADELMIR SANTANA
2º Suplente


Senador GERSON CAMATA
4º Suplente




Nisto se sustentam os malandros deste Brasil... aqui é a casa dos malandros.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A superioridade do outro


         O Apóstolo Paulo disse na carta aos Filipenses: "Cada um considere o outro superior a si mesmo".

A Palavra de Deus é recheada de passagens que denotam a necessidade de sermos humildes em relação a uma posição de superioridade alheia.

         Tenho algumas pessoas que são líderes em minha vida,outros que são amigos, outros tantos nos quais me espelho. Mas porquê eu não tenho só um amigo, ou só um líder, ou só um pastor, ou só um professor como referência? Pelo simples fato que uns se excedem em qualidade em alguns campos de autoridade e conhecimento mais do que outros. E cada uma destas qualidades que cada um deles tem (alguns tem várias) são necessárias para agregar valores à minha vida.

          O que devemos então fazer é apenas espelhar, se aconselhar, aprender com aqueles que sabem mais em determinadas áreas da vida. Um dos meus líderes, por exemplo, costuma dizer que ele tem 4 ou 5 líderes na vida dele, e dele eu copiei esta ideia. Precisamos de muitas pessoas em quem nos espelhar. Se ficamos restritos à visão deste ou daquele, ficamos, como se diz por aí, bitolados.

          Mas o problema maior não são as pessoas que não sabem ou as que não tem em quem se espelhar. O problema é que muitos líderes ás vezes se acham no direito de serem os únicos na vida de uma pessoa. O seu seguidor, ou o seu amigo, ou o seu aluno não pode dispensar admiração ou atenção por ninguém mais, e ficam desta forma sempre "detonando" o que o outro líder tem de superior em relação a ele. Não aceitam a superioridade do outro.

          Davi disse para seus valentes quando poderia ter matado o rei Saul: "Deus me guarde de eu levantar a mão contra o Seu ungido". Ele deu-nos uma lição de liderança: "Eu sou ungido, mas Saul apesar de ser desobediente a Deus, também é ungido e é REI. Ele é, neste momento e pela vontade de Deus, superior a mim."

          O que me levou a refletir sobre
isto foi quando Jesus Cristo fora batizado por João Batista. Então Jesus, através de alguns discípulos começou a batizar pessoas também. Então alguns dos discípulos de João Batista foram reclamar com ele: "Mestre, Jesus está batizando e atraindo as pessoas para lá!". João responde: "Convém que Ele cresça, e que eu diminua."

          João nos dá uma lição de como ser humilde e reconhecer uma superioridade em outro. Surgirão pessoas para interpretarem : "-Ah, João sabia que Jesus é Deus..." e tudo isto é verdade, mas ele era homem, e como homem poderia ter tentado continuar o ministério dele paralelamente. Mas não. Ele diminuiu.

          A superioridade alheia pode incomodar muita gente. A força alheia, a inteligência alheia, a simpatia, a perspicácia, a determinação, a sabedoria, a visão, o dinheiro, a bondade, o amor...

          Tudo que não temos e que outro tem nos incomoda. Mas o que adquirimos foi por seguir fielmente aquilo que de muitos líderes, especialistas em suas áreas sabiam. O que não sabemos ainda é porquê ainda não aprendemos, e quem sabe não aprendemos por falta de humildade. Ou até por falta de reconhecer em outro a superioridade que ele tem.



Abraços, comentem.





quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Contrapartida das Bem-aventuranças


Em Mateus 5:1-13 começa nos falando:


"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:


Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
  • Mal-aventurados os espirituosos, de personalidade forte," marrentos", "cascas-grossas", os brabinhos.

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
  • Mal-aventurados os que se vangloriam de sua "intimidade com Deus" às custas do pranto dos outros e da desgraça alheia.

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

  • Mal-aventurados os que ficam emburrados e saem xingando todo mundo do jeito que bem entende.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
  • Mal-aventurados os que abusam da injustiça, da posição, do status, do dinheiro, do poder, em prol de suas causas.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
  • Mal-aventurados os que não tem misericórdia, coração duro, pois serão medidos por suas medidas.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
  • Mal-aventurados os de coração sujo, lábios inconstantes, maliciosos.

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
  • Mal-aventurados os que ficam provocando brigas entre amigos, pares, parentes, irmãos, construtores de "panelinhas". Geralmente esquecem a "tampinha".

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
  • Mal-aventurados os ficam no bem bom, criticando os que dão a cara à tapa por causa da pregação e da justiça de Cristo.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
  • Mal-aventurados os que ficam na moita e apóiam toda sorte de injustiça, ocultando o servir a Deus, só sendo de Cristo enquanto Ele está doando.


Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós"
  • obs: o ponto indica o contraponto, o paradoxo, a mesma ideia expressa em uma frase oposta. A Palavra de Deus não tem "más-aventuranças". 



Deus nos livre dos mal-aventurados! 
Abraço!





quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

Vou falar hoje sobre algumas pessoas que fizeram a diferença, mesmo com suas dificuldades causadas pelo preconceito racial (o pior dos preconceitos humanos) e pela exclusão social causada pelo mesmo mal.

Yaya Touré

Yaya Touré
Na Rússia, o ex-lateral da Seleção Brasileira, Roberto Carlos, passou muita vergonha.  ficou transtornado com as torcidas do Krylya Sovetov e do Zenit  que mostraram o lado racista delas. Imitavam macaco cada vez que ele pegava na bola. E chegaram até a jogar bananas em sua direção. 

Infelizmente, a Rússia vem se especializando na intolerância racial.  O caso mais recente, no entanto, foi com o jogador errado. Na partida entre CSKA e Manchester City, o alvo dos torcedores foi logo escolhido. Yaya Touré, jogador negro que nasceu na Costa do Marfim. Era só a bola cair no seu pé e lá vinha a imitação de macacos na arquibancada. 

A partida era válida pela Champions League.

O marfinense ficou revoltado.  Mas não seguiu o caminho fácil de apenas reclamar na imprensa. Parou o jogo, mostrou ao árbitro e pediu que a partida fosse encerrada. Não foi. Touré tomou uma decisão que fez Blatter acordar de vez para a questão. 
Foi claro:
“Esse tipo de situação tem de acabar até o Mundial de 2018. Se não acabar, vou ajudar a organizar um boicote dos negros. Não teremos tranquilidade para jogar. Não iremos para a Rússia. Nem nós e nem os torcedores dos países que jogamos.” , declarou sem medo.

Bastou para Blatter. Misturar em uma só frase boicote e Mundial é seu pesadelo. Ainda mais saída da boca de um ídolo do futebol inglês. Seria inimaginável uma Copa sem negros. Impossível!

José Carlos do Patrocínio


José Carlos do Patrocínio era filho de uma escrava alforriada e do cônego João Monteiro. Aos 14 anos deixou a fazenda da família para tentar a vida no Rio de Janeiro, onde chegou a ingressar na Escola de Medicina. Ao fim de alguns anos, porém, abandonou o curso e formou-se em farmácia, em 1874.

Ainda estudante , fundou uma revista mensal, "Os Ferrões", onde começou a revelar seu talento como polemista que o tornaria famoso. Em 1877, ingressou na redação de "A Gazeta de Notícias", onde escreveu diversos artigos de propaganda abolicionista.

Em 1881, com dinheiro emprestado pelo sogro, adquiriu a "Gazeta da Tarde", à frente da qual permaneceu por seis anos. Neste jornal, deu início à campanha abolicionista. Em 1887, fundou a "Cidade do Rio", onde intensificou os ataques à política escravocrata.

Não se limitou a lutar apenas por escrito pelo abolicionismo. Realizou conferências públicas, ajudou a fuga de muitos escravos, organizou núcleos abolicionistas, militando ativamente até o triunfo da causa, em 13 de maio de 1888.

Seu prestígio imenso durante os últimos anos do Império decaiu após a proclamação da República, quando passou a lutar por um programa liberal. Acabou afastado da vida pública. Seu jornal, "Cidade do Rio de Janeiro", foi interditado e ele deportado para Cucuí, no Amazonas, sob a acusação de ter participado de uma revolta contra o governo de Floriano Peixoto.

Libertado pouco tempo depois, afastou-se da vida pública, colaborando esporadicamente na imprensa. Nos últimos anos de vida interessou-se pela navegação aérea, chegando a construir um aeróstato denominado Santa Cruz.

Patrocínio também escreveu obras de ficção, mas sem a repercussão nem o talento do jornalista. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de no. 21, que tinha Joaquim Serra como patrono.

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 21/6/1839, filho de uma família muito pobre. Mulato e vítima de preconceito, perdeu na infância sua mãe e foi criado pela madrasta. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor.

Na infância, estudou numa escola pública durante o primário e aprendeu francês e latim. Trabalhou como aprendiz de tipógrafo, foi revisor e funcionário público.

Publicou seu primeiro poema intitulado Ela, na revista Marmota Fluminense. Trabalhou como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e seu primeiro presidente.

Podemos dividir as obras de Machado de Assis em duas fases: Na primeira fase (fase romântica) os personagens de suas obras possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Desta fase podemos destacar as seguintes obras: Ressurreição (1872), seu primeiro livro, A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).

Na Segunda Fase ( fase realista ), Machado de Assis abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Machado de Assis faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase destaca-se as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).

Machado de Assis também escreveu contos, tais como: Missa do Galo, O Espelho e O Alienista. Escreveu diversos poemas, crônicas sobre o cotidiano, peças de teatro, críticas literárias e teatrais.

Toni Morrison

Nasceu em 1931, em Ohio, nos Estados Unidos. Formada em letras pela Howard University, estreou como romancista em 1970, com O olho mais azul. Em 1975, foi indicada para o National Book Award comSula (1973), e dois anos depois venceu o National Book Critics Circle com Song of Salomon (1975). Amada lhe valeu o prêmio Pulitzer. Foi a primeira escritora negra a receber o prêmio Nobel de literatura, em 1993. Aposentou-se como professora de humanidades na Universidade de Princeton, em 2006.





                                       Marina Silva

Marina Silva (1958) é ambientalista e política brasileira. Recebeu em Londres, no Palácio de Saint James, das mãos do príncipe Philip da Inglaterra, a "Medalha Duque de Edimburgo", por sua luta em defesa da Amazônia brasileira. Recebeu o prêmio da "Fundação Norueguesa Sophie", por seu trabalho em defesa da Floresta Amazônica. Recebeu da ONU o prêmio "Champions of the Earth", o maior prêmio concedido pela Organização, na área ambiental. Recebeu nos Estados Unidos o "Prêmio Goldman do Meio Ambiente pela América Latina e Caribe".

No dia 27 de julho de 2012, a convite do Comitê Olímpico Internacional, na abertura dos Jogos Olímpicos em Londres, Marina Silva desfila carregando a bandeira, com os anéis olímpicos, junto com o secretário geral da ONU, Ban-Ki-moon, o fundista etíope Haile Gebreselassie, o pugilista americano Muham mad Ali, o maestro argentino Daniel Barenboim, e os ativistas dos direitos humanos, Sally Becker, Shami Chakrabarti e Leymah Gbowee.

Marina Silva (1958) nasceu no seringal Bagaço, distante 70 km da capital Rio Branco, no dia 8 de fevereiro de 1958. Filha do seringueiro Pedro Augusto da Silva e Maria Augusta da Silva. De onze filhos do casal, 8 sobreviveram. Com 14 anos aprendeu as primeiras noções de matemática, para ajudar o pai na venda da borracha. Ficou órfã de mãe aos 15 anos. Foi para Rio Branco tratar de uma hepatite. Foi acolhida na casa das irmãs Servas de Maria. Foi empregada doméstica, contraiu malária e leishmaniose.

Com 16 anos fez o curso do Mobral, onde aprendeu a ler e escrever. Completou o 1º e 2º graus fazendo o curso supletivo. De seu primeiro casamento, realizado em 1980, teve dois filhos, Shalon e Danilo. Em 1984, conclui o curso de História na Universidade Federal do Acre. Começa a lecionar História e atuar no sindicato dos professores. Sua vida política teve início nesse mesmo ano, quando fundou junto com o ambientalista Chico Mendes, a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Em 1996, recebe nos Estado Unidos, o "Prêmio Goldman do Meio Ambiente pela América Latina e Caribe". Em 1997 deixa o cargo de secretária. Em 2002 é reeleita para o senado. Em 2003 é nomeada para o Ministério do Maio Ambiente, no governo Lula. Destaca-se por vários projetos para conservação da natureza. Em 2006, desentende-se com a casa civil e é acusada de atrasar licenças ambientais, para realização de obras.

Em 2007, recebe da ONU o prêmio "Champions of the Earth", o maior prêmio concedido pela Organização, na área ambiental. Em 2008, entrega o cargo de ministra e volta para o senado. Nesse mesmo ano recebe no Palácio de Saint James, em Londres, das mãos do príncipe Philip da Inglaterra, a "Medalha Duque de Edimburgo", pela sua luta em defesa da Amazônia brasileira.

Marina Silva recebe em 2009, o "Prêmio Fundação Norueguesa Sophie" por seu trabalho em defesa da Floresta Amazônica. No dia 14 de agosto de 2009, anuncia sua desfiliação do PT. No dia 30 de agosto de 2009, filia-se ao Partido Verde e no dia 11 de julho anuncia sua candidatura à Presidência da República. No dia 7 de julho de 2011, Marina deixa o Partido Verde.


Cito aqui meus grandes amigos Edson S. Ribeiro, José Felipe, Alessandro, Marquinhos, e a tantos outros amigos aos quais honro e presto esta homenagem. Vocês tem seu dia, Jesus Cristo abençoe a todos.


Abraços, comentem.