terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A superioridade do outro


         O Apóstolo Paulo disse na carta aos Filipenses: "Cada um considere o outro superior a si mesmo".

A Palavra de Deus é recheada de passagens que denotam a necessidade de sermos humildes em relação a uma posição de superioridade alheia.

         Tenho algumas pessoas que são líderes em minha vida,outros que são amigos, outros tantos nos quais me espelho. Mas porquê eu não tenho só um amigo, ou só um líder, ou só um pastor, ou só um professor como referência? Pelo simples fato que uns se excedem em qualidade em alguns campos de autoridade e conhecimento mais do que outros. E cada uma destas qualidades que cada um deles tem (alguns tem várias) são necessárias para agregar valores à minha vida.

          O que devemos então fazer é apenas espelhar, se aconselhar, aprender com aqueles que sabem mais em determinadas áreas da vida. Um dos meus líderes, por exemplo, costuma dizer que ele tem 4 ou 5 líderes na vida dele, e dele eu copiei esta ideia. Precisamos de muitas pessoas em quem nos espelhar. Se ficamos restritos à visão deste ou daquele, ficamos, como se diz por aí, bitolados.

          Mas o problema maior não são as pessoas que não sabem ou as que não tem em quem se espelhar. O problema é que muitos líderes ás vezes se acham no direito de serem os únicos na vida de uma pessoa. O seu seguidor, ou o seu amigo, ou o seu aluno não pode dispensar admiração ou atenção por ninguém mais, e ficam desta forma sempre "detonando" o que o outro líder tem de superior em relação a ele. Não aceitam a superioridade do outro.

          Davi disse para seus valentes quando poderia ter matado o rei Saul: "Deus me guarde de eu levantar a mão contra o Seu ungido". Ele deu-nos uma lição de liderança: "Eu sou ungido, mas Saul apesar de ser desobediente a Deus, também é ungido e é REI. Ele é, neste momento e pela vontade de Deus, superior a mim."

          O que me levou a refletir sobre
isto foi quando Jesus Cristo fora batizado por João Batista. Então Jesus, através de alguns discípulos começou a batizar pessoas também. Então alguns dos discípulos de João Batista foram reclamar com ele: "Mestre, Jesus está batizando e atraindo as pessoas para lá!". João responde: "Convém que Ele cresça, e que eu diminua."

          João nos dá uma lição de como ser humilde e reconhecer uma superioridade em outro. Surgirão pessoas para interpretarem : "-Ah, João sabia que Jesus é Deus..." e tudo isto é verdade, mas ele era homem, e como homem poderia ter tentado continuar o ministério dele paralelamente. Mas não. Ele diminuiu.

          A superioridade alheia pode incomodar muita gente. A força alheia, a inteligência alheia, a simpatia, a perspicácia, a determinação, a sabedoria, a visão, o dinheiro, a bondade, o amor...

          Tudo que não temos e que outro tem nos incomoda. Mas o que adquirimos foi por seguir fielmente aquilo que de muitos líderes, especialistas em suas áreas sabiam. O que não sabemos ainda é porquê ainda não aprendemos, e quem sabe não aprendemos por falta de humildade. Ou até por falta de reconhecer em outro a superioridade que ele tem.



Abraços, comentem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com o blog.