terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Como planejar o ano novo


Quando fazemos um planejamento precisamos já estar refletindo sobre isto há algum tempo. Planejamento é algo pensado, nunca improvisado. Por ser algo pensado, é algo que por si só já tem chances bem menores de fracasso. As probabilidades de erro e acerto já foram hipoteticamente refletidas em cada parte do planejamento.

Planeje com inteligência
2014 está aí. O que você planejou? Ou melhor, para cada campo de sua vida, o que planejou? Pois é, existem muitas áreas e preocupações diversas que devemos cuidar. E cada uma merece total atenção!

No campo familiar, passeie, planeje, viaje com sua família. Comemorem juntos, uma festa familiar, umas férias reunidos, finais de semana divertindo-se, saídas para diversos destinos. Não deixe filhos mais velhos em casa. Vão todos juntos ou todos fiquem em casa. Celebre a união familiar. Mas isto tudo aliado ao...

Seu mundo econômico. Ele deve ser pautado pela sua capacidade básica de sempre gastar menos do que ganha. É um planejamento simples que tem como base sua capacidade de economizar. Deus instituiu o dízimo para medir sua capacidade de gerir seu dinheiro. Outro exemplo são os roubadores de dinheiro que você nem vê. Um ou dois passeios com a família comprando sorvetes do McDonald's, pagando estacionamento, flanelinhas e água mineral na rua gastam bem mais (muito mais!) do que comprar um pote de sorvete da melhor marca no supermercado e congratular em casa com a família.
Ore mais

Sua vida espiritual, como está? Pois é, se você não não tem um plano para ela, alguém tem. Na vida espiritual, assim como em qualquer área de sua vida é muito perigoso relaxar. Orar antes de comer e de dormir é comum, mas já pensou em orar antes de executar uma tarefa qualquer? Tem espíritos imundos que estão sempre alertas para burlar, para sabotar seus planos. A oração e fé em Cristo quebra este intento. Planeje então sua vida, ore mais, leia mais a Bíblia, vá mais vezes á igreja, independente de qual seja sua denominação ou religião. Afaste-se de religiões que se envolvam com espíritos, com trabalhos de feitiço, encantos, magia, supertições, e toda sorte de coisa que Cristo condena. Afaste-se de pessoas agourentas, encrenqueiras e maldosas. Em 2014, planeje a luz para sua vida.

Na área acadêmica e profissional, seja uma pessoa dedicada. Respeite seus colegas. Esteja pronto para trabalhar sempre, seja o primeiro a se apresentar para uma tarefa, para aprender algo novo, para um curso diferente. Aprenda um novo idioma, estude, e saiba de uma coisa: a média salarial do indivíduo está diretamente relacionada ao tempo que ele estudou. Planeje atividades para os dias da semana, para as semanas do mês, para todos os meses do ano. E seja fiel ao seu planejamento.

Esteja pronto para o trabalho
No seu meio social, procure ser mais amigo, escute mais, seja mais compreensivo, mais justo e menos preconceituoso. Planeje aleitura de livros decomo se tornar uma pessoa melhor. Saia de casa, faça amizades, e aquela conversa de "nunca converse com estranhos" só vale para criancinhas pequenas e indefesas. Fale coisas positivas, fale de Cristo, fale de amor. Use os três filtros (se é verdade, bom para alguém e útil) quando for falar algo. Planeje, imponha regras e siga suas próprias regras. E não quebre seu próprio decoro, pois se não fores honesto contigo mesmo, comquem mais será?

Finalmente, sente-se e coloque no papel. Não me peça para explicar, mas algo acontece quando você escreve seus planos. Ele ocorrem com muito mais facilidade! Enquanto eles estão em sua cabeça (e isto é muito válido, pois é melhor ter planejamento na cabeça do que não ter nenhum) eles só são lidos por sua mente, e você pode esquecer. Quando você escreve, sua mão (tato), seus olhos (visão), se lê em voz alta (audição e a palavra, que tem poder), tudo está trabalhando e se organizando paraque aquele planejamento ocorra. E é muito mais fácil de acrescentar coisas, e nunca perdê-las no caminho.

Não se amarre em Copa do Mundo, planejamento alheio, vida dos outros. Saia da frente da TV, viva a SUA VIDA, nas eleições vote seguindo seus princípios éticos e morais. Evite os candidatos com propostas que pregam a divisão da nação em grupinhos rivais (negros x brancos, cristãos x gays, trabalhador x empresários, etc,.).



Desejo a você um maravilhoso ano em 2014. Jesus Cristo te abençoe.















domingo, 22 de dezembro de 2013

Personalidades que marcaram 2013


Todos nascem sob o mesmo sol, debaixo do mesmo céu. A chuva cai para todos, a aflição vem sobre a vida de todos. Jó disse que o homem é de poucos dias e de muitos problemas. Jesus nos fala que tudo que ocorre no mundo, ocorre para os bons a para os maus. Nenhum terremoto, nenhum tsunami, nenhum furacão escolhe vítimas pelo seu caráter. Isto é para os bons, assim como o é para os maus.

Pessoas baseadas em experiências escolhem seus destinos. Mas experiências iguais, geralmente levam pessoas diferentes a destinos diferentes. Mas por quê? Porque pessoas tem percepções diferentes sobre os eventos de suas vidas. Quem não ouviu da história dos irmãos, um assaltante, o outro engenheiro, que disseram que o motivo das escolhas de suas vidas era porque sua infância fora de pobreza. Um diz que "sou assaltante porquê era pobre..."; o outro, "escolhi ser engenheiro porquê era muito pobre...". Precisava mudar.

Um dos meus posts falei sobre personalidades. Pessoas que fizeram algo de diferente na vida. Este post foi em 2012, e as pessoas que citei, pessoas que vieram de baixo, da dificuldade, da pobreza, da injustiça social. Pessoas com sede de justiça. E, de repente, praticamente as mesmas pessoas que citei apareceram como personalidades marcantes em 2013. Não seria conicidência? Não. Não é. Existe uma certa tendência, uma regra que conduz as pessoas, e esta regra é o caráter. Todas que citei, são pessoas cujo caráter e personalidade são de naturezas irrepreensíveis.

Pobreza não significa falta de caráter. Jesus disse: "Bem-aventurados os que tem sede de justiça...", e esta sede de justiça só nasce nos injustiçados. O bem-aventurados deste caso são os que sofreram todo tipo de injustiça, principalmente os de ordem social. Pessoas que chegaram em um local de destaque e lutam agora com armas iguais aos deseus algozes do passado. E lutam pela justiça, esta que lhes faltou nos dias de aflição, nos dias de pobreza.


Dedico este post a estas pessoas, e digo a eles: Eles fizeram toda a diferença em 2013. Escolheram dentre outros rumos, o rumo da justiça. O sol brilhou ea chuva caiu para eles, assim como para os maus, e eles fizeram a diferença, não só "no ano" de 2013 ou em sua área específica, mas na vida de muitas pessoas.

O Deputado Pastor Marco Feliciano resistiu a pressão do governo inteiro, não mudou sua opinião, mostrou posicionamento e lutou bravamente contra tudo que tentava derrubar a moral e calar a igreja. Foi o símbolo de resistência cristã e da família brasileira, e saiu na Comissão de Direitos Humanos de cabeça erguida, dever cumprido, e votados os projetos favoráveis à população que relamente precisa, e que estavam a anos petrificados por lá.


O Senador Magno Malta foi quem abriu os olhos do povo brasileiro. Foi o homem que lutou outrora na CPI da Pedofilia, e em 2013 lutou para tirar da mente suja dos governantes a ideia de implantar uma ditadura baseada em ensinamentos sexuais para crianças apartir de suas mais tenras idades. Lutou contra a cartilha gay, contra o aborto (como nunca), e foi um leão na luta contra leis sujas como Lei da Palmada e PLC122.



O Ministro do Supremo, Joaquim Barbosa, foi quem mandou os mensaleiros irem lustrar grades na penitenciária do DF, a Papuda. Peitou o governo ditatorial do PT, enfrentou adversários "mais poderosos" e bateu o martelo para aqueles que já estavam enrolando o povo brasileiro havia 8 anos, daquele caso que querem que esqueçamos: o do mensalão.

A Psicóloga Cristã Marisa Lobo é uma figura emblemática na luta pelos direitos de pessoas que sofrem de crises de identidade, problemas de ordem psicológica, para que leas possam tero direito de se tratarem sobre seus dilemas. É duramente atacada pelo Conselho Federal de Psicologia, é perseguida, tem a vida anulada pelas constantes idas a fóruns para responder por processos por parte de pessoas que querem que ela se canse. A propaganda foi mal aplicada pelos seus adversários covardes, e agora ela cogita, com apoio do povo e de outros parlamentares, a candidatura para deputada federal.


Em nenhum momento da história do Brasil, o povo evangélico e a família foram tão bem defendidos e bem representados. Este homem de Deus, Pastor Silas Malafaia, é o símbolo de luta contra a ditadura e mordaçde um grupo específico que queria impor ao povo brasileiro, contra o aborto e lutas a favor de uma pátria mais limpa, justa e democrática.
Não concordo com suas ideias religiosas e doutrinárias, sendo ele trinitariano e eu unicista, todavia me orgulho de compartilhar com ele(e aprender com ele) das mesmas bases de vida.

Quero finalmente estender minhas honras e homenagens ao blogueiro Julio Severo, ao Deputado Federal Jair Bolsonaro, ao colunista e filósofo Olavo de Carvalho e a todos que lutaram contra as injustiças que tentaram entrar pela caladada noite, pela "porta dos fundos" do Brasil.



Que Jesus Cristo abençoe ricamente estas pessoas.


domingo, 15 de dezembro de 2013

"Nunca houve mensalão"

Olavo de Carvalho tem um livro intitulado "O Imbecil Coletivo".

É bem provável que o PT tentará mudar a história com o passar do tempo, através da propaganda massiva e da lavagem cerebral, que o mensalão é algo que nunca existiu, que foi mais uma lenda que deve ser esquecida pelas pessoas. 

O 5º Congresso do PT aprovou neste sábado (14) uma resolução que afirma que os réus do mensalão foram condenados sem provas e acusa a mídia e a oposição de tentarem criminalizar o partido e influir nas eleições. O documento causou racha por não atacar o STF (Supremo Tribunal Federal) e não defender a anulação do julgamento, como cobrava a ala mais radical da legenda.

Sob pressão do Planalto, que temia prejuízo à campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, a cúpula petista apresentou um texto mais moderado que o original e sem críticas ao STF. "Nós não podemos ter um partido dividido ao meio. Nossa obrigação é construir a maior unidade possível", afirmou o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), falando em nome da direção petista.

Depois de ouvir vaias de alguns delegados do partido, ele disse: "Temos plena convicção a inocência dos companheiros Dirceu e Genoino. Minha posição é clara: nunca houve mensalão, compra de votos e corrupção ativa ou passiva."



O texto aprovado com apoio da cúpula petista não cita os presos e diz que a sigla apoiará iniciativas de militantes e movimentos sociais pela "reparação das injustiças e ilegalidades contra os companheiros condenados".


É possível, com a massa que come do nosso bolso através do bolsa família, bolsa escola, bolsa turista, bolsa prostituta, bolsa gay, bolsa vagabundo, tudo realmente seja esquecido. Mas o imbecil coletivo não significa permanência perpétua de um partido no poder.







sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Casa dos malandros

(Financiados pelo governo com o dinheiro da população ativa)

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) baseados na Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e divulgados no dia 29 de novembro de 2013 mostram que o número de jovens de 15 a 29 anos que não estuda nem trabalha chegou a 9,6 milhões no país no ano passado, isto é, uma em cada cinco pessoas da respectiva faixa etária.

O número - que representa 19,6% da população de 15 a 29 anos - é maior do que a população do Estado de Pernambuco, que, de acordo com o Censo 2010, era de 8,7 milhões de pessoas. Na comparação com 2002, quando 20,2% dos jovens nessa faixa etária não estudavam e não trabalhavam, houve leve redução: 0,6 ponto percentual.

A Pnad é uma pesquisa feita anualmente pelo IBGE, exceto nos anos em que há Censo. No ano passado, a pesquisa foi realizada em 147 mil domicílios, e 363 mil pessoas foram entrevistadas. Há margem de erro, mas ela varia de acordo com o tamanho da amostra para cada dado pesquisado.






De acordo com a pesquisa "Síntese de Indicadores Sociais", a maioria dos que formam a geração "nem-nem" (nem estuda nem trabalha) é de mulheres: 70,3%. A incidência é maior no subgrupo formado pelas pessoas de 25 a 29 anos, onde as mulheres representavam 76,9%.

Já entre os jovens de 15 a 17 anos, a distribuição é mais equilibrada: 59,6% das pessoas que responderam que não estudavam nem trabalhavam eram mulheres. No subgrupo de 18 a 24 anos, por sua vez, as mulheres representavam 68%. Entre essas jovens, 58,4% já tinham pelo menos um filho, e 41% declararam que não eram mães.

Considerando apenas as mulheres que já haviam dado à luz pelo menos uma vez, o número de pessoas que não estudava nem trabalhava também era maior no subgrupo de 25 a 29 anos (74,1%).



As estatísticas mostram ainda que a maioria dos jovens "nem-nem" tinha ensino médio completo (38,6%), sendo a maior parte no subgrupo de 18 a 24 anos (43,2%). Apenas 5,6% desses jovens possuíam ensino superior (completo ou incompleto), e 32,4% representavam aqueles que não concluíram o ensino fundamental.


"Eu não gostaria de dizer que essas pessoas que não estão estudando ou trabalhando são ociosas ou um bando de inúteis. É uma situação momentânea que pode acontecer. De qualquer maneira, a gente tem que prestar atenção", disse Ana Lúcia. "Em princípio, de 15 a 17 e de 18 a 24 anos, se não dá para não estar estudante nem trabalhando é um motivo de preocupação."

Segundo o IBGE, enquanto 19,% dos jovens de 15 a 29 anos não trabalham nem estudam, 45,2% somente trabalham, 13,6% trabalham e estudam e 21,6% estudam apenas.

Um estudo do do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), com base nos dados da Pnad 2008, mostrou que, à época, 3,4 milhões de jovens brasileiros entre 18 e 24 não estudavam e tampouco trabalhavam.

Ou seja, considerando o levantamento feito pelo IBGE no ano passado, mais de seis milhões de jovens se juntaram ao grupo dos "nem-nem".

Em 2008, o contingente representava 14,6% do total de 23,2 milhões de jovens da época referência da pesquisa. O estudo foi publicado no começo de 2011 no boletim "Na Medida", disponível no site do Inep.

Mas quem sutenta estes malandros? E em quem votarão nas próximas eleições?





Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos


EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 65, DE 13 DE JULHO DE 2010


Altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal e modifica o seu art. 227, para cuidar dos interesses da juventude.


As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

Art. 1º O Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal passa a denominar-se "Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso".

Art. 2º O art. 227 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:



"Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

§ 1º O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente e do jovem, admitida a participação de entidades não governamentais, mediante políticas específicas e obedecendo aos seguintes preceitos:

...................................................................................................

II - criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação.

...................................................................................................

§ 3º ..........................................................................................

...................................................................................................

III - garantia de acesso do trabalhador adolescente e jovem à escola;

...................................................................................................

VII - programas de prevenção e atendimento especializado à criança, ao adolescente e ao jovem dependente de entorpecentes e drogas afins.

...................................................................................................

§ 8º A lei estabelecerá:

I - o estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens;

II - o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas." (NR)

Art. 3º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, em 13 de julho de 2010.

Mesa da Câmara dos Deputados Mesa do Senado Federal
Deputado MICHEL TEMER
Presidente

Senador JOSÉ SARNEY
Presidente
Deputado MARCO MAIA
1º Vice-Presidente Senador HERÁCLITO FORTES
1º Secretário
Deputado RAFAEL GUERRA
1º Secretário

Senador JOÃO VICENTE CLAUDINO
2º Secretário
Deputado NELSON MARQUEZELLI
4º Secretário

Senador MÃO SANTA
3º Secretário


Deputado MARCELO ORTIZ
1º Suplente

Senador CÉSAR BORGES
1º Suplente


Senador ADELMIR SANTANA
2º Suplente


Senador GERSON CAMATA
4º Suplente




Nisto se sustentam os malandros deste Brasil... aqui é a casa dos malandros.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A superioridade do outro


         O Apóstolo Paulo disse na carta aos Filipenses: "Cada um considere o outro superior a si mesmo".

A Palavra de Deus é recheada de passagens que denotam a necessidade de sermos humildes em relação a uma posição de superioridade alheia.

         Tenho algumas pessoas que são líderes em minha vida,outros que são amigos, outros tantos nos quais me espelho. Mas porquê eu não tenho só um amigo, ou só um líder, ou só um pastor, ou só um professor como referência? Pelo simples fato que uns se excedem em qualidade em alguns campos de autoridade e conhecimento mais do que outros. E cada uma destas qualidades que cada um deles tem (alguns tem várias) são necessárias para agregar valores à minha vida.

          O que devemos então fazer é apenas espelhar, se aconselhar, aprender com aqueles que sabem mais em determinadas áreas da vida. Um dos meus líderes, por exemplo, costuma dizer que ele tem 4 ou 5 líderes na vida dele, e dele eu copiei esta ideia. Precisamos de muitas pessoas em quem nos espelhar. Se ficamos restritos à visão deste ou daquele, ficamos, como se diz por aí, bitolados.

          Mas o problema maior não são as pessoas que não sabem ou as que não tem em quem se espelhar. O problema é que muitos líderes ás vezes se acham no direito de serem os únicos na vida de uma pessoa. O seu seguidor, ou o seu amigo, ou o seu aluno não pode dispensar admiração ou atenção por ninguém mais, e ficam desta forma sempre "detonando" o que o outro líder tem de superior em relação a ele. Não aceitam a superioridade do outro.

          Davi disse para seus valentes quando poderia ter matado o rei Saul: "Deus me guarde de eu levantar a mão contra o Seu ungido". Ele deu-nos uma lição de liderança: "Eu sou ungido, mas Saul apesar de ser desobediente a Deus, também é ungido e é REI. Ele é, neste momento e pela vontade de Deus, superior a mim."

          O que me levou a refletir sobre
isto foi quando Jesus Cristo fora batizado por João Batista. Então Jesus, através de alguns discípulos começou a batizar pessoas também. Então alguns dos discípulos de João Batista foram reclamar com ele: "Mestre, Jesus está batizando e atraindo as pessoas para lá!". João responde: "Convém que Ele cresça, e que eu diminua."

          João nos dá uma lição de como ser humilde e reconhecer uma superioridade em outro. Surgirão pessoas para interpretarem : "-Ah, João sabia que Jesus é Deus..." e tudo isto é verdade, mas ele era homem, e como homem poderia ter tentado continuar o ministério dele paralelamente. Mas não. Ele diminuiu.

          A superioridade alheia pode incomodar muita gente. A força alheia, a inteligência alheia, a simpatia, a perspicácia, a determinação, a sabedoria, a visão, o dinheiro, a bondade, o amor...

          Tudo que não temos e que outro tem nos incomoda. Mas o que adquirimos foi por seguir fielmente aquilo que de muitos líderes, especialistas em suas áreas sabiam. O que não sabemos ainda é porquê ainda não aprendemos, e quem sabe não aprendemos por falta de humildade. Ou até por falta de reconhecer em outro a superioridade que ele tem.



Abraços, comentem.





quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Contrapartida das Bem-aventuranças


Em Mateus 5:1-13 começa nos falando:


"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:


Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
  • Mal-aventurados os espirituosos, de personalidade forte," marrentos", "cascas-grossas", os brabinhos.

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
  • Mal-aventurados os que se vangloriam de sua "intimidade com Deus" às custas do pranto dos outros e da desgraça alheia.

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

  • Mal-aventurados os que ficam emburrados e saem xingando todo mundo do jeito que bem entende.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
  • Mal-aventurados os que abusam da injustiça, da posição, do status, do dinheiro, do poder, em prol de suas causas.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
  • Mal-aventurados os que não tem misericórdia, coração duro, pois serão medidos por suas medidas.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
  • Mal-aventurados os de coração sujo, lábios inconstantes, maliciosos.

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
  • Mal-aventurados os que ficam provocando brigas entre amigos, pares, parentes, irmãos, construtores de "panelinhas". Geralmente esquecem a "tampinha".

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
  • Mal-aventurados os ficam no bem bom, criticando os que dão a cara à tapa por causa da pregação e da justiça de Cristo.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
  • Mal-aventurados os que ficam na moita e apóiam toda sorte de injustiça, ocultando o servir a Deus, só sendo de Cristo enquanto Ele está doando.


Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós"
  • obs: o ponto indica o contraponto, o paradoxo, a mesma ideia expressa em uma frase oposta. A Palavra de Deus não tem "más-aventuranças". 



Deus nos livre dos mal-aventurados! 
Abraço!