sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Amarás o teu próximo


Tem pessoas cometendo grande erro ao citar a Bíblia. Citam-na deliberadamente, escolhendo dela versículos isolados, sem analisar o capítulo, ou a história inteira.   

Pessoas que NUNCA leram a Bíblia, e só sabem um versículo ou outro porquê ouvem na mídia ou de amigos (que são tão, ou mais ignorantes) e saem dizendo que a Bíblia é mitológica, que a Bíblia foi escrita por homens (isto é verdade, mas esquecem da inspiração divina), que a Bíblia blá, blá...

Um caso destes aí são as pessoas que querem ser amadas pelos cristãos enquanto que a única coisa que fazem é maquinar, odiar e querer extinguir o cristianismo, bem como qualquer outra forma de fé.
Usam a autoridade de Jesus cristo e citam Suas palavras:
"Amarás ao Senhor teu Deus... e ao teu próximo como a ti mesmo"

Como é que esta pessoas falam de amor ao próximo sem falar de amor a Deus? 
Elas querem exigir algo que nem acreditam! Eles não creem em Deus, porque se cressem, e o amassem, assim como o mandamento que elas mesmo pronunciam, não cometeriam as obras más que cometem, e que tanto desagrada a Deus.

O erro é duplo quando se pega a outra parte do versículo, do amor ao próximo. 

Mas quem é o próximo que Jesus fala?

" E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. " 
Lucas 10:25-37

Jesus faz o doutor da lei "se ligar" quem é o próximo. Não é qualquer um. 
O próximo é aquele que usa de misericórdia, que estende as mãos, que limpa as feridas, que tem compaixão, e que entrega o necessitado nas mãos de alguém de confiança que cuidará dele. Devemos então ter amor por que faz qualquer coisa destas por nós.

Jesus era judeu, e ele não falou do Bom Judeu. Ele falou do Samaritano (que eram inimigos do judeus), mostrando que Seu amor pode se estender para quem o quiser praticar.

Não é exatamente isto que fazem aqueles que ficam exigindo amor ao próximo. Ou é?

De uma forma mais profunda, O Bom Samaritano representa Jesus Cristo em sua obra aqui na terra, quando levanta o ferido, deixa aos cuidados de discípulos, e dá a devida recompensa do trabalho a este discípulo em sua volta. 
Temos pessoas que com verdadeiro amor tem cuidado daqueles que Jesus Cristo deposita em suas mãos, e com certeza receberão seu pagamento quando Jesus voltar.

Para os que mesmo sem ser Bons Samaritanos querem exigir amor, Deus os recompensará segundo as suas obras más. Persigam, odeiem, blasfemem, se dobrem diante de ídolos, se prostituam, bebam, fartem-se. Isto será sua justiça.





Abraços, comentem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com o blog.