sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

As origens do Natal

Origens, significado e o dia de Natal.
Fonte:Wikipedia


  Nas línguas latinas a palavra Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Natal, de natalidade, ou natiere, ou simplesmente nascer.
 Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua alemã, é Weihnachten e significa "Noite Bendita".

Orígenes
 A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam o solstício de Inverno.

No ano 245 d.C., o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Jesus "como se fosse um Faraó". 
deus sol - Mitra
Há inúmeros testemunhos de como os primeiros cristãos valorizavam cada momento da vida de Jesus Cristo, especialmente sua Paixão e Morte na Cruz. No entanto, não era costume na época comemorar o aniversário e portanto não sabiam que dia havia nascido o seu Senhor. Os primeiros testemunhos indicam datas muito variadas, e o primeiro testemunho direto que afirma que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de Dezembro é de Sexto Júlio Africano, no ano 221.
Estátua da Liberdade - NY
De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano. 
No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.
Busto de Alexandre, o Grande
A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.C.
A data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus.

Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. 
Cristo retratado na Idade Média

nvém lembrar aqui que o solstício de Inverno era uma data muito importante para as economias agrícolas – e os Romanos eram um povo de agricultores. Fazia-se tudo para agradar os deuses e pedir-lhes que o Inverno fosse brando e o Sol retornasse ressuscitado no início da Primavera. Como Saturno estava relacionado com a agricultura é fácil perceber a associação do culto do deus ao culto solar. 
No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes.
 

 O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude (que por sinal é a mesma figurinha da Estátua da Liberdade

Outro aspecto interessante é que trata-se da mesma imagem retratada pelo domínio da cultura grega até hoje, no busto de Alexandre, o Grande, e nas nossas cédula de Real $. 
Cédulas de Real: a mesma imagem
Esta mesma imagem aparece através da história, nas pinturas maçônicas da Revolução Francesa, nas deusas Ishtar, Diana, Afrodite e Ísis, nas gravuras de uma deusa mãe amamentando um deus filho. Precisou paganizar o cristianismo para que ele fosse aceito. 
Festa totalmente anti-cristã
A liberdade sempre pregada pelos séculos, é a mesma liberdade que os filhos das trevas acham que tem, por não serem cristãos verdadeiros e abrir mão de bebedices, festas, vícios, vestimentas que retratam o corpo, pinturas no rosto, tatuagens, orgias, e pecado de toda sorte. É a liberdade do povo! 
A Liberdade Guiando o Povo - Eugène Delacroix
Liberdade contra um Deus "tirano" que escraviza o povo colocando limites.
Existe até uma figura mitológica, a mesma do quadro de Eugène Delacroix, chamada Marianne, e adivinhem: é a mesma imagem!

Marianne





Mas voltando ao Natal.

Quando, em 313, Constantino se converte e oficializa o Cristianismo, a Igreja Romana procura uma base de apoio ampla, procurando confundir diversos cultos pagãos com os seus. Desistindo de competir com a Saturnália, deslocou um pouco a sua festa e absorveu o festejo pagão do nascimento do Sol transformando-o na celebração do nascimento de Cristo. O Papa Gregório XIII fez o resto: é mais fácil mudar o calendário do que mudar a apetência do povo pelas festas.

Festa Saturnália
Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes simbolismos cristãos e uma nova linguagem cristã. 
As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) expressam o sincretismo religioso. O maior exemplo de paganismo é o Cristo Redentor, as festas nos Rio de Janeiro, bem como a alusão de Cristo=sol.

As evidências confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invistis Solis), e tentaram fazê-la parecer “cristã”. Para certas correntes místicas como o Gnosticismo, a data é perfeitamente adequada para simbolizar o Natal, por considerarem que o sol é a morada do Cristo Cósmico. Segundo esse princípio, em tese, o Natal do hemisfério sul deveria ser celebrado em junho.
As deusas e seus filhos
Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso, e ainda é em muitos países.

Mas qual foi o mês que Jesus nasceu?

Com certeza, NÃO FOI EM DEZEMBRO, pelos seguintes motivos:

1 – O mês de DEZEMBRO, no hemisfério norte, é INVERNO e de muitas chuvas. Nenhum pastor saía com o rebanho, nesse período, por causa do frio intenso e das fortes chuvas. Na verdade, os pastores recolhiam o rebanho já no 8º mês (Marchevan ou Bul), equivalente a outubro. O nono mês, o Quisleu, no calendário judeu, da época (lunar), equivale ao fim de outubro e o mês de novembro, no nosso calendário. Em Esdras 10:9, encontramos a informação dessas chuvas.

2 – Os PASTORES estavam com o rebanho NO CAMPO e À NOITE (mais frio ainda). Leia, no texto acima, o versículo 8. Era impossível ter sido no mês de dezembro;


9 - É consenso entre cientistas astrônomos que o mês de julho pode ter sido o mês em que a estrela de Davi apareceu no céu por volta do ano 4 A.C., que segundo cálculos, foi o ano exato do nascimento de Cristo.

  No hemisfério norte, nos meses que antecedem o mês de setembro é outono. Os pastores saem com seus rebanhos, ao campo, até o mês de outubro. No dia que Jesus nasceu foi visitado pelos PASTORES que ESTAVAM NO CAMPO. Mas com certeza, se Deus quisesse que comemorássemos o seu dia natalício, teria deixado registrada a data exata.




 Sobre origens de Papai Noel, renas, trenó, pinheirinho, comidas típicas, etc., acesse:





Abraço. Comente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com o blog.